História

Aqui a história e a religião se encontram

O Museu Histórico e Genealógico  e as igrejas registram parte da história de Caxambu, que destaca personagens importantes, tais como D. Isabel, Conde D’Eu e Dom Pedro II.

A cultura e a história de Caxambu e região

Em um prédio construído em 1896 para abrigar as caixas d’água que abasteciam a cidade, encontra-se o acervo particular do museu.
Vale conhecer sobre os cassinos e a época áurea do jogo, a construção e importância da cidade no cenário cultural e político do país, sua história, seus causos e lendas.

Nossa Senhora dos Remédios

A pedra fundamental da Matriz foi lançada em 1892 e sua inauguração se deu em janeiro de 1906. Com um estilo arquitetônico gótico, abriga as principais festas religiosas da cidade. Destacam-se a festa da padroeira de Caxambu, no dia 15 de agosto, Corpus Cristi e a Folia de Reis. Procissões, missas, e festejos típicos integram a devoção do Caxambuense, por sua cidade, sua Santa padroeira e por seus costumes.

Igreja Santa Isabel da Hungria

Sua construção teve início em 1868 para cumprir uma promessa feita pela Princesa Isabel por ter alcançado a graça e a cura através das “águas milagrosas de Caxambu”. Foi em Caxambu, se tratando com as águas, que a princesa recuperou a fertilidade e pode dar à luz aos seus três filhos. A igreja, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, comporta um altar simples, porém lindamente talhado em madeira com a imagem da Santa.
Ao lado da igreja encontra-se a herma, uma homenagem erguida à Princesa Isabel e inaugurada em 2017, com a presença de Dom Antônio de Orleans e Bragança, bisneto da família real do Brasil.

Vem Viver Caxambu

Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau

Endereço: Rua João Pinheiro, 553/sl. Condomínio do Edifício Anice
Telefone: 35 3341-1656
Facebook: f/caxambuconvention
Email: contato@vemvivercaxambu.com.br

 

Vem Viver Caxambu, Visite Caxambu